2

Transdisciplinaridade

PROGRAMA

A educação matou o espírito. Ao se preocupar em explicar a realidade pelo método técnico-científico, que fragmenta o conhecimento e os fatos, tenta reproduzi-los e medi-los para avaliar os seus resultados, a educação abriu mão de outras dimensões humanas tão importantes quanto a metodologia científica.

 

Entender o espírito exige a análise filosófica, que resgata as diversas correntes do pensamento humano e as trabalha em conjunto, levando o aluno à reflexão e às suas próprias conclusões. Exige também a abordagem estética das Artes, que cultua o belo, estimula a criatividade e a inspiração humana.

 

Finalmente, renascer o espírito na educação, faz com que seja necessário resgatar as antigas Tradições, que há milênios trata dos assuntos da alma humana e seu caminho rumo ao transcendente e ao Sagrado.

 

A união entre a Ciência, Filosofia, Artes e Tradições traz a transdisciplinaridade para a educação e faz com que a vida não seja tratada como uma máquina, que transforma pessoas em coisas, estimula a competição descontrolada e justifica a exploração insana dos recursos naturais e a perpetuação de um sistema econômico concentrador de riquezas, gerador de conflitos, guerras e incapaz de atender aos anseios mais profundos da humanidade.

 

Um exemplo de como é necessário o resgate dos antigos ensinamentos para ajudar a humanidade na busca de seus novos rumos, é o texto “Caibalion”, de Hermes Trimegisto, mestre espiritual do antigo Egito. O texto traz os “Sete Princípios Herméticos” que explicam o Todo e como tudo se relaciona nele.

 

O Todo é tudo que é real. Nada pode existir fora do Todo. Ele não é simplesmente matéria, energia ou força. Ele é Vida e Mente. A Mente Vivente, muito acima do que os mortais conhecem por essas palavras. O Todo é Espírito, uma Infinita Mente Vivente. O universo está dentro da mente do Todo, então, tudo está no Todo e o Todo está em tudo.

 Introdução 

Princípio do Mentalismo
 

O Todo é a Mente. O Universo é Mental. O mundo fenomenal ou o universo é uma criação mental do Todo, sujeita às Leis das Coisas criadas, onde suas partes ou unidades existem na Mente do Todo.

Princípio da Correspondência
 

Existe uma correspondência entre as leis e os fenômenos dos diversos planos da Existência da Vida. O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima. Este princípio é de aplicação e manifestação universal nos diversos planos do universo material, mental e espiritual.

Princípio da Vibração 

Tudo está em movimento. Tudo vibra. Nada está parado. Isto explica que as diferenças entre matéria, energia, mente e espírito, resultam das ordens variáveis de vibração. Desde o Todo até as formas mais grosseiras da matéria, tudo está em vibração.

 Os sete princípios que explicam o Todo, podem ser descritos da seguinte forma. 

Princípio da Polaridade

Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem o seu oposto. A tese e a antítese são idênticas em natureza, mas diferentes em grau, os postos são a mesma coisa, diferindo somente em grau, os pares de opostos podem ser reconciliados, os extremos se tocam, tudo existe e não existe ao mesmo tempo, todas as verdades são meias verdades, toda verdade é meio falsa, há dois lados em tudo.

Princípio do Ritmo 

Tudo se manifesta em um movimento para frente e para trás, em um fluxo e refluxo, em um movimento de atração e repulsão, como um pêndulo, entre dois polos que existem, conforme o princípio da polaridade.

Princípio da Causa e Efeito  


Este princípio contém a verdade que há uma Causa para todo Efeito e um Efeito para toda Causa. Tudo acontece de acordo com a Lei, nada acontece sem razão, não há coisa que seja casual, que, no entanto, existem vários planos de Causa e Efeito, os planos superiores dominando os planos inferiores, nada podendo escapar completamente da Lei.

Princípio do Gênero 

O gênero está em tudo. Tudo tem seu princípio masculino e feminino. O gênero se manifesta em todos os planos. No plano físico, o gênero se manifesta como sexo, nos planos superiores, toma formas superiores, mas é sempre o mesmo princípio. Nenhuma criação física, mental ou espiritual, é possível sem este princípio.

 Agendamentos 
 

Me avise sobre novas turmas: